História da América Latina

General Artigas, realizador da
primeira reforma agrária na
América Latina
 

1815

Acampamento de Purificación

 

 

                                                           ARTIGAS               

 

Aqui, onde o rio se zanga e se contorce em fervores e redemoinhos, sobre a meseta purpúrea rodeada de fossas e canhões, governa o general Artigas. Essas mil fogueiras de criollos pobres, esses ranchos de barro e palha e janelas de couro, são a capital da confederação de povos do interior do rio da Prata. Frente à choça do governo, os cavalos esperam os mensageiros que galopam trazendo consultas ou levando decretos. Não exibe galões ou medalhas o uniforme do caudilho do sul.

 

Artigas, filho dos prados, tinha sido contrabandista e perseguidor de contrabandistas. Ele conhece os passos de cada rio, os segredos de cada monte, o sabor do pasto de cada região; e conhece mais as profundezas da alma dos rudes cavaleiros que só têm a vida para dar e a dão lutando com lanças em alucinante confusão.

 

As bandeiras de Artigas ondulam sobre a região molhada pelos rios Uruguai e Paraná e que se estende até as serras de Córdoba. Compartilham esse imenso espaço as províncias que se negam a ser colônia de Buenos Aires depois de se terem libertado da Espanha.

 

O porto de Buenos Aires vive de costas para a terra que se despreza e teme. Os comerciantes se aproximam dos mirantes e esperam os navios que não trazem nenhum rei e sim novidades para vestir, dizer ou pensar.

 

Diante da avalanche de mercadorias européias, Artigas quer levantar diques que defendam nossas artes ou fábricas, com livre acesso às máquinas, aos livros e remédios; e deriva para o porto de Montevidéu o comércio provincial que Buenos Aires usurpa em monopólio. A liga federal artiguista não quer rei, quer assembléias e congressos de habitantes; e para cúmulo dos escândalos, o caudilho decreta a reforma agrária.  (…)            

 

             EDUARDO GALEANO – autor de As veias abertas da América Latina                                                                

Sobre Glauber Gularte Lima

Vereador, professor, candidato a prefeito do município de Santana do Livramento / RS / Brasil.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s