Seduc integrará o recém criado Núcleo de Integração da Faixa de Fronteira

Seduc integrará o recém criado Núcleo de Integração da Faixa de Fronteira

O Diretor Glauber Lima, responsável pelas relações internacionais da
pasta, será o representante

O diretor do Departamento de Articulação com os Municípios da Secretaria de Estado da Educação, Glauber Lima, participou, na tarde da última quinta-feira no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, do lançamento do Núcleo Regional de Integração da Fronteira do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes na solenidade o governador Tarso Genro e o assessor de relações internacionais do Ministério da Integração Nacional, Marcelo França. Genro disse que, desde a conformação das fronteiras com os países visinhos, existe integração no plano local e afirmou que o desafio é: “Moldar a integração, democraticamente, segundo os interesses de cada país”.

O Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira é uma instância operacional da Comissão Permanente para o  Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira, vinculada ao Ministério da Integração Nacional e composta por 20 ministérios e oito
entidades. Em cada estado fronteiriço esta sendo formado um Núcleo. O Núcleo RS é um espaço de coordenação entre as políticas do governo federal, estadual e municipal para a faixa de fronteira e deverá elaborar um plano de desenvolvimento para a região.
A coordenação dos trabalhos é de responsabilidade da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do governo do Estado.

O Núcleo conta com a participação de todas as secretarias estaduais, dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES), das universidades e institutos federais, de entidades da sociedade civil e das prefeituras dos 197 municípios da região fronteiriça.
O assessor de relações internacionais, Tarson Nunes, explicou que o objetivo é realizar, até abril de 2012, um seminário em cada um dos seis COREDES que abrangem a zona de fronteira e, até maio, fazer um seminário conjunto. Nunes afirmou que a intenção é elaborar dois planos de desenvolvimento: um para a fronteira com o Uruguai e outro para a fronteira com a Argentina, devido às peculiaridades de cada região e de cada país.

 

Sobre Glauber Gularte Lima

Vereador, professor, candidato a prefeito do município de Santana do Livramento / RS / Brasil.
Esse post foi publicado em Glauber Lima - Seduc/RS, Notícias e política, Santana do Livramento. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Seduc integrará o recém criado Núcleo de Integração da Faixa de Fronteira

  1. Bia disse:

    Glauber-Adorei ter noticias suas meu amigo, continue assim a sua estrela ainda vai brilhar muito.
    Bia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s